top of page

Você  Sabia?

 

- O processo de produção da voz começa no cérebro, que envia impulsos nervosos para a laringe.

 

- A laringe é um órgão em forma de tubo, que se localiza na região anterior do pescoço. É nesse órgão que o som da voz é produzido, por meio das pregas vocais.

 

- Popularmente as pregas vocais são conhecidas como cordas vocais, mas esse não é o nome mais adequado, pois não são cordas e sim dobras de tecido que vibram com a passagem do ar que vem dos pulmões.

 

- Para a produção da voz há interação entre diversos órgãos e sistemas do corpo humano. O sistema respiratório é fundamental: o ar que sai dos pulmões é o combustível para a produção da voz: para falar o ar sai dos pulmões e as pregas vocais se aproximam e vibram.

 

- A voz é reveladora de vários fatores como: condição física, cultural e emocional. A voz pode ser usada com diferentes intenções na interação humana.

 

- Devido a diferenças anatômicas na laringe, homens, mulheres e crianças possuem características vocais diferentes.

 

- Alterações vocais podem existir por abuso vocal, questões estruturais, alterações orgânicas ou por fatores psicogênicos.

 

- O ambiente influencia na nossa voz! Por exemplo: se frequentamos um ambiente com muito ruído precisamos falar com mais intensidade (por causa da competição sonora), e isso pode gerar prejuízo a nossa voz. A dica é falar próximo do interlocutor, articulando bem as palavras.

bottom of page