top of page

- Beba bastante água, principalmente se estiver em ambiente com ar condicionado

 

- Evite pigarrear e tossir, pois quando pigarreamos, fazemos com que nossas pregas vocais se encontre com uma força exagerada, devido a este atrito as pregas vocais acabam produzindo muco como maneira de proteção, isto acaba levando a um ciclo vicioso, pois para retirar o muco formado o individuo acaba por pigarrear mais.

 

- Se você for alérgico, deve evitar locais com poeira e cheiros muito fortes, a secreção gerada pela alergia acaba por irritar a mucosa das pregas vocais e isso irá atrapalhar o uso da voz.

 

- Fazer aquecimento vocal é extremamente importante, pois o aquecimento vocal consiste em uma série exercícios e movimentos para soltar os músculos envolvidos na produção da voz, bem como melhorar a circulação sanguínea o que faz com que você esteja mais preparado para utilizar a voz por um período maior de tempo. Para exemplos de aquecimento vocal procure um fonoaudiólogo.

 

- Evitar o uso de bebidas alcoólicas, pois estas acabam por irritar as pregas vocais e possuem efeito anestésico o que faz com que você não perceba o desconforto gerado pela irritação e continue abusando de sua voz.

 

- Evite fumar, pois o cigarro também possui substâncias que acabam por irritar as pregas vocais.

 

- A produção da voz está relacionada a respiração, evite usar roupas e acessórios que dificultem esse processo.

 

- Evite alimentos derivados de leite pois estes acabam por aumentar a secreção de muco no trato vocal.
​

 

Como Cuidar da Voz?

bottom of page